Como reduzir custos de TI de forma rápida, objetiva e com foco em resultado?



Que os Projetos de TI são muito complexos e custam caro não é novidade, muito menos para quem precisa de um sistema funcionando em sua empresa. No entanto, trago boas novas: a partir da metodologia exclusiva e equipe especializada, é possível reduzir custos de Tecnologia da Informação.


Nós já sabemos que um dos motivos pelo qual clientes e fornecedores tornam-se eternos inimigos é o contrato, que é ou deveria ser o reflexo do negócio. Ele normalmente omite informações importantes, utilizando-se da hipossuficiência de quem analisa para criar novas fontes de receita, o que pode ser chamado de emboscada, pois o fornecedor espera o momento certo para pegar o cliente de surpresa e fazer um rombo nos cofres da empresa.


Conhecendo isso, o primeiro passo para iniciar o processo de redução de custos de um projeto de TI é justamente analisar e, dependendo do caso, auditar o contrato para ajustá-lo ao projeto e evitar que tenhamos um final infeliz quando a história terminar.


Em um outro artigo abordamos sobre as diferenças entre analisar e auditar um contrato. Em suma, apenas analisar torna-se superficial, pois este processo compreende somente uma leitura ágil do que já está posto e, em muitos casos, sem possuir conhecimento do objeto. Enquanto a auditoria compreende além da basilar análise, abrangendo também, de forma extensa e aprofundada o objeto sobre o qual trata-se o mesmo, este sendo a chave do sucesso.


Existem várias medidas para executar a redução de custos e ela pode ser realizada em diversos setores de uma empresa, contudo para que o resultado seja otimizado deve-se fazer com equipe experiente, especializada e, principalmente, multidisciplinar, pois reduzir custos pura e simplesmente, pode acarretar ônus futuros por imprevisibilidade de conduta dos fornecedores, em suma, pode ocorrer a famosa frase “para toda ação tem uma reação”, o que no mercado de software e TI é conhecido como “gestão de consequências, vingança dos fornecedores”.



O MERCADO E A BUSCA PELO RESULTADO


O mercado tem buscado profissionais, empresas, consultorias, escritórios de advocacia, às vezes até internacionais, para otimizações de custos em diversas áreas, inclusive TI. É importante ressaltar que na área de tecnologia o gargalo é maior que nas demais, pelo alto grau de complexidade e desconhecimento da matéria pelos clientes. Pois bem, saibam que existem resultados e consequências para tais buscas, quando são feitas de maneira puramente financeira, somente objetivando redução de custo, sem a devida cautela.



DO RISCO


É importante para a sobrevivência das empresas buscar reduções de custo, ainda mais em TI, que cada vez mais se mostra importante e necessário à alta competitividade do mercado, contudo, reforça-se: “é extremamente perigoso aos clientes entrarem em discussões com seus fornecedores de TI, seja para reduções de custo ou melhorias em entregas defeituosas”. Nós enquanto especialistas nestes casos recomendamos que esteja amplamente preparado e amparado:


  • TECNICAMENTE com profissionais conhecedores da matéria ou produto (exemplo: ERP SAP, Microsoft, Oracle, Totvs, Benner, Senior, Sankhya, entre outros).

  • JURIDICAMENTE por especialistas nestes tipos de contratos, com experiência em litígios judiciais contra fornecedores de TI.

  • E, principalmente, por especialistas em PROCESSOS COMERCIAIS conhecedores das métricas, práticas e formatos de negócios das empresas de TI.


Quando nós da Cruvinel & Ortiz falamos em projetos de TI, esta ação é feita, principalmente, por meio da revisão de cláusulas que estão no contrato e que geram riscos para o cliente, com o objetivo de garantir visibilidade e segurança para que as condições ajustadas entre adquirente e fornecedor realmente aconteçam.


Exemplos de ações que representam redução de custos em projetos de TI: adquirir uma licença de software que compreenda serviços de suporte e manutenção; substituir o suporte quando necessário; migrar do modelo tradicional (data center) para o modelo digital (nuvem), adquirir pacotes de serviços ou licenças, todos estes conhecendo sobre:


  • Formas de Precificação;

  • Métricas de Precificação;

  • Contratos e Propostas;

  • Análise de Viabilidade para Compra ou Substituição de Tecnologia, Sistemas, ERP’s ou afins;

  • Requisitos e Necessidades do Cliente;

  • Resultados e Possíveis Consequências.


A Cruvinel & Ortiz desenvolveu uma metodologia com o objetivo de aprimorar a relação entre cliente e fornecedor e promover de forma efetiva a redução de custos em projetos de TI, seja projetos em fase de execução ou aquisição. Esta metodologia se ampara na análise/auditoria contratual e compreende Recorrência/Mensalidades; Licenciamento e Projetos (serviços), todos estes altamente amparados por equipe verticalizada e multidisciplinar com foco no resultado.



DOS RESULTADOS DA CRUVINEL & ORTIZ


A confiança no resultado, bem como o alto amparo sobre as eventuais consequências, nos fizeram gerar resultados significativos para clientes. Cita-se como exemplo o cliente do Segmento de Agronegócios, subsegmento Cooperativas, ao qual apresentamos o resultado acima de 1 milhão de reais de economia.



DA MENSAGEM FINAL


Para tranquilizar este mercado tão inquieto e muitas vezes preocupado com práticas cada vez mais agressivas e severas dos fornecedores, oferecemos toda nossa experiência e conhecimento para trazer RESULTADOS efetivos demonstrando autoridade no assunto, mitigando consequências para nossos clientes.


Equipe Cruvinel & Ortiz – Assessoria Especializada.

Redação: Verônica Jellifes

Supervisão:

Sr. Sthefano Scalon Cruvinel - CEO - Founder

Sr. Pedro H. M. T. Ortiz - Diretor Unidade Uberlândia

2018. Todos os direitos reservados.

  • FACEBOOK
  • LINKEDIN
  • INTAGRAM

 Desenvolvido por Projetos Para Marcas.